Um Filho, um K*nder ovo

 Dentre tantas peripécias da maternidade que não nos contam, existe um fenômeno em especifico que assustou algumas amigas minhas que não são mães quando eu soltei a seguinte perola,"Filho é igual k*nder ovo", houve muitos risos, muitas brincadeiras, mas também o olhar atento e sedento a uma explicação.

Pois bem, a explicação é muito simples. Carregamos nove meses e quando nasce vemos a surpresa que veio.Não se trata do sexo da criança, pois como no brinquedo dá para saber antes de "abrir", estamos falando da personalidade do ser que acabou de chegar ao mundo. 

Observando meus filhos cheguei a conclusão que, apesar da mesma educação, os  mesmos pais, os mesmos princípios, os mesmos avós, tudo igualzinho, eles não poderiam ser mais diferentes. Fogo e água, literalmente segundo o mapa astrológico deles, mas muito alem disso, personalidades completamente opostas, enquanto um é quieto e introvertido, o outro é expansivo e extrovertido ao ponto de falar com os gatos e cachorros da rua, dá bom dia para todo mundo, se bobear até ao poste.

Enquanto com um o silencio impera na casa, com o outro parece que tem uma rave rolando a todo vapor, com todos os aparelhos da casa ligados e falando cinquenta assuntos ao mesmo tempo. Até a forma de expressar os sentimentos é diferente, o senso critico, a tolerância, absolutamente tudo. 

Como pais, nós temos que nos adaptar a criança recém-nascida e conforme o crescimento ocorre isso continua, claro que é nossa função educar e orientar, mas também é função respeitar a personalidade, a essência de cada um e aceitar que eles não tem a obrigação de ser uma copia ou extensão nossa.

Cada um é como é, se expressa como pode, podemos e devemos auxiliar a melhorar sem impor, sem podar, com pulso firme para entregar um ser humano decente ao mundo, mas com muito amor e mostrar um mar de possibilidades, entendendo que a decisão final quando chega a maturidade é deles, com a consciência tranquila de que fizemos o nosso melhor.

  


Comentários

Postagens mais visitadas